quarta-feira, 9 de maio de 2012

Desabafo Matinal

Fico impressionada com o tanto de gente que desconhece o significado de "responsabilidade". 
Inicialmente, cheguei a desconfiar de ignorância; quem não sabe o certo, também não entende o errado. Infelizmente descobri, tempos depois, que a verdade - pura e simples -  é que ser correto é questão de caráter, de índole. Ou você quer, ou você não quer. Não há meio termo. Não há lugar para mentiras e desculpas. 
Numa sociedade ideal deveria prevalecer a ideia do todo. Isto bem seria possível se ela, a tal responsabilidade, não estivesse tão fora de moda. 
Num mundo responsável, as pessoas olhariam mais para o lado, não para o umbigo. Tristemente (e diariamente!!!) constato que tal teoria está cada vez mais distante da realidade. 
Aqueles macaquinhos que não ouvem, não veem e não falam deixaram de ser crítica, ficaram bonitinhos e assim vai; todo mundo na Terra de Fantasia, onde "foi namorar, perdeu o lugar" e "salve-se quem puder".
Aprendi de pequena que numa casa com quatro, o bolo deveria ser dividido por quatro. Quem comesse a parte que não lhe cabia, falharia. 
E, por falar em falhas, ainda me deparo com elas. As minha e a de tantos outros - hoje, numa escala bem maior.
Quem promete e não cumpre, falha. Quem não assume o que disse, falha. Quem inventa desculpas, falha. Quem olha só para si, falha. 
Falha quem mente, quem engana, quem rouba, quem mata, que se sente superior. Falha também quem ouve a mentira, quem se deixa enganar, quem se faz de crente quando convém, quem se inferioriza. Falha quem finge não entender. Falha quem prefere o desconhecido no lugar da verdade. 
Falha, principalmente, quem se omite. 
Aprenda: não brilhar porque quem te cerca está fosco, é errar feio.
Aprenda 2: não subestime a inteligência alheia. 


O desabafo é, talvez, pra você. Por favor, vista a carapuça!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário