quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Escolha seu bando e siga em frente

Num lugar bem distante daqui, há muitos e muitos anos atrás, homens festejavam diante da fogueira. Era noite de lua cheia e o vilarejo comemorava as alegrias da caça.
Um deles, o mais forte e corajoso de todos, havia passado dias na mata procurando por um grande animal. Queria um que fosse suficiente para matar a fome de todos. Assim, enquanto a maioria trazia carnes em pequenas quantidades, ele trazia o suficiente para um exército.
Diante de tanta fartura, foi anunciada a festa. Afinal, os mantimentos eram suficientes para o banquete com que sonhavam havia tempo.
Foi nesta hora que um bando, que olhava feio para  o movimento, percebeu que a lança do Sr. Coragem era maior que a de todos os outros homens. Imediantamente, o lider do grupo reuniu sua tropa e decidiu "quero a lança dele pra mim". O chefe era conhecido como Mano Inveja.
Os capangas Zica e Agouro logo bolaram um plano. Convidaram Falsidade para ajudar e, em menos de dois dias, já tinham se apossado da tal lança.
Feliz pelo feito, Mano Inveja correu pra comemorar com seus fiéis escudeiros. Foram a uma taverna e lá se encontraram com Fracasso, Burrice e Incompetência e todos fizeram muitos planos. Eles acreditavam que era a lança a responsável pela vinda de tantos alimentos.
Foram então pro mato e foi aí que começou a confusão. Já na primeira hora se incomodaram com os mosquitos e a umidade do lugar. Um novo integrante tinha se juntado ao bando e Preguiça só reclamava de tudo.
Dois dias se passaram e os fanfarrões não tinha caçado sequer um passarinho. Mano Inveja então considerou a possibilidade de que -  talvez - não fosse a lança a responsável pelo sucesso das caças. Aterrorizado, concluiu que era o Sr. Coragem quem conquistava vitórias e isto o deixou cheio de ira e ódio.
Foi pra casa e em silêncio investigou seu alvo. Descobriu que ele sempre andava com Paciência e com Sabedoria e por lá também estavam sempre Determinação, Persistência e Inteligência.
Mano Inveja ficou ainda mais confuso porque, diferente do seu bando, no grupo do Sr. Coragem ficava impossível determinar quem era o líder. Como agir sem saber quem comandava? Cada hora um dava as ordens naquele lugar.
Eles chamavam o acerto entre eles de Amizade e por mais que Inveja e seus capangas tentassem, Coragem e Companhia sempre venciam.
Muito tempo se passou. Os personagens e o lugar da historia mudou. Mas, ainda hoje é possível encontrar gente predestinada a vencer e gente que se incomoda com isto.
Rocky Balboa já dizia "não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha."
Aprendi que sempre vai ter gente incomodada com a minha luz. Mas, que haverá também quem me ajude a brilhar mais forte.  O que muda é quem eu quero ter perto de mim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário