quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Os loucos também riem

Será que há realmente a possibilidade de uma pessoa ser feliz 24 horas por dia? Tenho minhas dúvidas.
Não sei dizer porquê (talvez terapia fosse aconselhável), mas sinto um certo preconceito de gente feliz demais. Acabo sempre pensando que é exagero e/ou fingimento. Parece que tá sempre querendo encobertar as coisas.
Acredito que felicidade vai muito além de sorrir sempre. E é por isto que gosto de gente que tem conta pra pagar, que se estressa com a fatura do cartão de crédito, que briga com o colega de trabalho, reclama do filho, do marido e que, de vez em quanto, faz piada do defeito dos outros. Isto é vida real, né? Implicar com terceiros é essencialmente humano.
Tenho propensão a concluir  que ser feliz é ser sincera. Sempre! Todo mundo têm altos e baixos. Por isto não dá pra conversar com gente que sempre está lá em cima (o contrário também: ninguém merece quem tá lá embaixo).
Gosto de pensar que felicidade tem mais haver com lembranças. Pra mim ela está sempre no pretérito. Sempre tem que dar uma espiadinha lá atrás. Da viagem passada, do almoço com os amigos, do encontro romântico. Ser feliz é também - de certa forma - embarcar na nostalgia.
Brinco que ela (a Felicidade!) é gêmea da Saudade, ambas caçulas do Senhor Tempo.
Ninguém tem saudades do que foi ruim e ninguém passa pela vida sem dar seus grandes tropeços. Cair faz parte!
Às vezes, a gente se machuca mais do que deveria. A alma chega a arder. Vem o tempo, sopra e melhora tudo.
A Felicidade está em lembrar como não cair mais.
Por isto, sugiro que as pessoas sejam mais honestas (não comigo, mas consigo mesmas). E não quero aqui, vangloriar quem se queixa o tempo todo. Muito pelo contrário! Tô mais pra Veveta: "então não me conte seus problemas, que hoje eu quero paz e quero amor".
Peço apenas que me polpem de alegrias idealizadas e finalizo dizendo: Sim! Sou feliz com os problemas que tenho! Porque amanhã eles serão passados.
E digo mais: "quem ri demais, o Santo desconfia, esta mina deve estar com a algum problema"...


Um comentário:

  1. Su, é perfeito este texto...sabe que concordo né...gente feliz demais é igual oompa loompa, não existe!

    ResponderExcluir